domingo, 30 de janeiro de 2011

Manchas de vinho

Trabalhar com o público definitivamente é uma caixinha de surpresas. Todos os dias você lida com as mais improváveis situações bizarras e tem que manter a postura e o sorriso estampado na cara. Ossos do ofício para os estagiários do Palacete Provincial. O Palacete Provincial antes funcionava como Comando Geral da Polícia Militar. Já houve muita dor e sofrimento nesse prédio, principalmente na época da ditadura. Durante sua reforma, algumas celas foram preservadas justamente para contar um pouco da história que ali se passou, e essas celas fazem parte do roteiro dos visitantes.
Ontem um senhor muito simpático decidiu fazer uma visita. Entrou na primeira sala e em seguida pediu para ver a celas (curiosidade de muitas pessoas). A caminho da cela, esse senhor me puxou de lado e falou bem baixinho - Eu vou te contar uma coisa, mas não agora -, consenti com a cabeça - Tudo bem! - e continuei o percuso. Algumas coisas se passaram pela minha cabeça, mas como aquilo era tão corriqueiro não dei muita atenção. Chegando no local, expliquei um pouco da história e o senhor ficou uns segundos em silêncio, em seguida falou - Estou todo arrepiado... - É, realmente aquele lugar tem um clima pesado, é frio e tem um cheiro estranho. Voltamos para o hall e fui deixá-lo na entrada. Ele me puxou até as escadas. Suas mãos estavam geladas, ele olhou bem nos meus olhos e sorrindo falou - Minha filha, eu já fiquei preso naquelas celas. Já sofri muito e perdi muitos amigos nesse lugar. Você é muito novinha, tem muito o que viver.  Eu vim aqui só pra isso, até mais! - Eu fiquei em estado de choque. Senti um aperto no peito e fiquei sem reação, sem palavras. Foi uma situação muito constrangedora. Me senti mal.
Isso realmente me tocou, talvez até me identifiquei em alguns aspectos. Tem coisas que realmente ficam marcadas, momentos da vida, pessoas que se foram. São como manchas de vinho, difíceis de serem removidas. Acho que aquele senhor, depois de fazer essa visita, teve uma espécie de libertação. Um sentimento de dever cumprido. E seguiu em frente com o seu sorriso.
Em algum momento da vida nós temos que remover todas as manchas de vinho possíveis. Ter roupas mais limpas e leves.  


2 comentários:

  1. Excelente o texto Bia!
    Concordo contigo, seja nas amizades, no amor ou na família é preciso, em algum momento, retirar as manchas de vinho. Faz parte de nossa evolução espiritual, humana e cidadã. De forma análoga, aquele meu texto "Metamorfoses" fala sobre isso: "Há quem acredite que, na vida, morremos uma vez só. Não concordo. Quem morre somente uma vez é o nosso corpo. Por outro lado, quando nos transformamos é como se morrêssemos e nascêssemos de novo. Renascemos.
    E, ao renascer, estamos aptos, novamente, a planejar vôos proibidos por meio de nossas novas escolhas".
    Bom domingo!
    Bjo grande =D

    ResponderExcluir
  2. MUITO bom o texto biiia!
    as vezes é preciso mesmo tirar essas manchas.
    bjoo :*

    ResponderExcluir